top of page

Pérolas aos Porcos- Os Malucos de Ubatuba!


”SEM seguir regras, e abalando as estruturas. Esse é o Pérolas aos Porcos Os Malucos de Ubatuba!!!”

Essa letra representa muito bem o som da Pérolas aos Porcos! Banda do litoral Norte de São Paulo formada em Maio de 2012! Hora descendo a mão num belo punk rock, hora mandado um bom e velho rock n roll! Com letras que abordam religião, filmes de terror anos 80, grana, política e de tudo um pouco, sempre com um belo toque de humor negro!

No início Pabro (guitarra) e Vandré (bateria) resolveram tirar um som sem compromissos, mas logo de cara as composições começaram a aparecer e perceberam que precisariam de um vocal! Inicialmente Ronny, que já havia tocado bateria com Pabro na Cirrose Hepática (extinta banda de punk rock de Ubatuba) assume o posto, porém não dura muito tempo passando o posto para Bruno Cesar, que começou a frequentar os ensaios da banda e já havia decorado as letras! Com essa formação a banda segue ensaiando e compondo sem parar até que em Outubro de 2013 finalmente encontram um baixista: Max Ribeiro entra para a banda contribuindo demais na parte técnica e dando um novo gás aos Pérolas!

Com essa formação a banda tem sua primeira apresentação ao vivo em Janeiro de 2014, no show de Despedida da Cirrose Hepática! Pouco tempo depois Bruno deixa a banda e para seu lugar é recrutado um velho amigo da banda J Punk Rocker guitarrista da Cirrose Hepática!

E finalmente a formação se estabiliza com:

J Punk Rocker-vocal

Pabro – guitarra

Max- baixo

Vandré- bateria

A banda ainda participa dos festivais Ataque dos Ratos em São José dos Campos e Inverno de Aço em Ubatuba, ambos em 2015 e seguem ensaiando e divulgando as 6 músicas gravadas pelo Caian Spíndola,em dezembro de 2014: Cachimbo do Saci, Darcy, , Licantropia, Pérolas aos Porcos, Terror Anos 80 e O Preço da Salvação, som que vocês podem conferir no vídeo abaixo:



Trocando idéia com a galera da Pérolas aos Porcos:




One Degrau: Seja bem vindo ao One Degrau! Pra começar defina o som da Pérolas aos Porcos e suas influências musicais para aqueles que ainda não conhecem a banda.

Pabro: Obrigado pelo espaço, é um prazer participar do One Degrau! Vejo o Pérolas aos Porcos como uma grande diversão, onde posso ver meus amigos uma vez por semana, falar muita merda, tomar umas brejas e ainda fazer um som! Minhas influências musicais para tirar um som com o caras são Misfits, Zumbis do Espaço, Ramones, Cirrose Hepática e de vez em quando tento ver se consigo encaixar em algum canto alguma coisa de AC/DC e Randy Rhoads, embora essas duas últimas não apareçam tão evidentes.

Vandré: Desde já agradeço o convite obrigado!!! E parabéns pela iniciativa!!! Definir o som do Pérolas é complicado, porque nosso som é pra ser algo sem definição! kkkk Mas as influencias musicais acabaram sim influenciando nosso som, levando a banda para um lado punk rock/hardcore , mais o objetivo inicial da banda era um som sem definições sem padrão, até porque a gente deixa as musicas surgirem naturalmente. Na questão de influencias musicais acho que cada membro tem suas preferências, que vai do rock, punk ao metal, mais no final gostamos das mesmas coisas por exemplo Ramones , Misfits, Ozzy, Raimundos e por aí vai.

O: A Pérolas tem tido certa troca de vocalistas, até que ponto isso atrapalhou no andamento da banda?

J: Não vou dizer que atrapalhou, mas que moldou a banda ao ponto em que está hoje. Posso dizer que o som está mais maduro e homogêneo. Observando de fora e hoje estando dentro da banda sinto que as mudanças fizeram todos evoluirem e isso fez bem ao som.

P: A troca de vocalistas se deu por necessidade. Começamos com o Ronny, ele segurou os vocais por alguns meses mas acabou indo fazer outra coisa, então veio o Bruno e ficou conosco por pouco mais de 1 ano, mas preferiu sair também, então chamamos o J, amigo de algum tempo já, tem mais a pegada e experiência como vocal. Temos essa formação por quase 1 ano e meio e estamos felizes com ele. Toda transição tem seu ônus, mas no nosso caso, de certa forma acabou sendo bom. Sem diminuir quem esteve conosco, mas com essa formação atual, a banda passou a ser algo mais sólido.


O: O Pabro e o J fizeram parte da Cirrose Hepática, vocês também tiram uns sons da banda nos ensaios! Até que ponto o som e a experiência com a Cirrose influenciam o som da Pérolas aos Porcos?

P: De minha parte, eu tinha vontade de fazer um som simples e com atitude. Algo que me deixasse feliz e ao mesmo tempo mostrasse o que somos e o quanto somos capazes de crirar. No Cirrose, apesar de não ter participado das composições, de forma geral, mas acabei influenciando muito na pegada da banda e no produto final após gravado. A "fórmula" usada pelo Cirrose foi o que mais me influenciou. O J trouxe com ele seu lado criativo, debochado e bem humorado e isso tem nos servido bem também.

V: : Tirar um som do Cirrose é sempre um prazer, tanto que algumas músicas estão em nosso repertório. E com certeza o som do Cirrose influenciou no som do Pérolas até porque o Pérolas já teve o Ronny baterista do Cirrose no vocal do Pérolas, tem o Pabro guitarrista, que também foi do Cirrose e o J guitarrista também do Cirrose e atual vocalista do Pérolas.

J: Acho que a Cirrose sempre estará em nós e no nosso som. Ainda tocamos alguns sons do Cirrose em (raros) Shows. A influência maior é no teor das letras e nosso modo de enxergar as coisas. Continuamos fazendo música pra nos divertir, tomar umas brejas e falar merda. Nada é feito pra agradar ninguém a não ser nós mesmos.



O: Se tratando das letras da banda, existe um compositor específico ou todos colaboram nessa parte? E afinal de contas o que tem no cachimbo do saci?

J: Não existe um só compositor, mas em questão de letras o Vandré tá sempre escrevendo novas podreiras. Fica difícil até de acompanhar. O Pabro também compõe letras e é responsável pela maioria dos arranjos. Eu já estou contribuindo com algumas letras, arranjos e algumas idéias toscas também. Todo mundo participa. E sobre o Cachimbo, pra descobrir tem que dar uma tragadinha no mardeloado.

V: Cara, as letras saem naturalmente, de repente em uma jam, um acontecimento do dia uma situação, não existe um compositor em especifico todos participam na criação das músicas. E sobre oque tem no Cachimbo do Saci, Eu não sei o que é? Só sei que é coisa de outro mundo! Deve ser coisa boa quero provar esse fumo! kkkkk


O: Muito obrigado pela entrevista, sucesso a banda, particularmente sempre ví muito potencial em vocês! Quais os planos da Pérolas aos Porcos para 2016 e aproveite esse espaço para deixar um recado aos admiradores do seu trabalho e aos leitores do One Degrau.

J: Muito obrigado pelo convite! É um honra! O lance pro ano que vem é perturbar a galera, conseguir espaço pra tocar, gravar mais músicas e fazer tudo isso com uma lata na mão. Pros loucos que curtem o nosso som, aquele abraço! Continue escutando, espalhe a desgracêra e aguarde que vai vir mais podrêra por aí!

V: : Flávio, eu que agradeço a oportunidade em nome da Banda Pérolas aos Porcos, um muito obrigado! E sucesso pra vocês também com o One Degrau! Parabéns pela iniciativa de divulgar Bandas independentes! Cara para 2016 os planos são continuar criando, ensaiando temos material que queremos levar para estúdio, e tocar, sabe que o cenário de Ubatuba não é muito favorável para o rock, punk rock e metal, mais isso está mudando! Então, pintando a oportunidade o Pérolas vai estar lá. E para a galera que curti nosso trabalho um muito obrigado! E para quem quer conhecer o nosso trabalho acessem a pagina da banda ouça as musicas e acompanhe as novidades da Banda aqui no One Degrau. Valeu galera! Muito Obrigado!

P: Agradecemos pela oportunidade de divulvgar nosso som. Trabalhar com a divulgação de bandas já conhecidas é fácil, mas fazer o trabalho que vocês vêm fazendo, com a dedicação que vocês tem tido, bem pouca gente se atreve. Pra 2016 continuaremos ensaiando com a mesma pegada firme e com a mesma meta! Crescer como banda e como pessoas. Nossa evolução refletirá no nosso trabalho como grupo. Espero que as pessoas que leram essa matéria de vocês, tenham curtido o pouco de nossa história que aqui foi contada e que nos dê o prazer de ouvir nosso trabalho. Mais uma vez obrigado, forte abraço a todos e até uma próxima!!!


Links:


E-Mail:

speedracer2go@hotmail.com


Destaques
Seções
Postagens Recentes
Arquivo
Siga-nos
    • Facebook - Black Circle
    • Twitter - Black Circle
    • Google+ - Black Circle
    bottom of page