top of page

Velho Ivo 77!- Punk Rock Subúrbio


Em Maio de 2013, no subúrbio operário de Pindamonhangaba (Distrito Industrial de Moreira César), interior de São Paulo, os amigos Vinícius (Vocal), Glauco (Guitarra / Backing vocal), Claudemir (Baixo) e Rodolfo (Bateria), sempre ligados a música de alguma forma, ainda na adolescência formaram uma banda somente para diversão e se reuniam em um quarto na casa do Sr. Ivo (pai do baterista), onde faziam muita zueira e tentavam tocar alguns covers de punk e rock com muita cachaça. Resgatando o passado de apoio nos barulhos que faziam no espaço liberado na casa do Sr. Ivo ou Velho Ivo, surgiu o nome e estava formada a banda Velho Ivo 77!

A banda prega seu discurso politizado e apartidário:“Se há um governo constituído, estarão sempre na oposição, os interesses de qualquer sigla, seja qual for, não atende as necessidades básicas da população, governo atrás de governo, só mudam os palhaços, mas o espetáculo genocida e corrupto só se repete”!. Com base neste pensamento compõem as letras e buscam colocar nas músicas uma mistura das influencias da banda e transmitir uma mensagem cantada, sem uso de crossovers, alternam a bateria entre o ritmo punk acelerado ao rock mais cadenciado, incluindo solos e riffs de guitarra, com um baixo marcante conduzindo também alguns solos.

As influências se destacam nas suas músicas, obtidas principalmente das bandas punks do final dos anos 70 e começo dos anos 80, conhecidas popularmente como “punk 77” (referenciadas inclusive no nome da banda), vindas de vários países inclusive do Brasil, além do Rock clássico.

Em Dezembro de 2013, a banda inicia suas apresentações já com músicas próprias e no ano seguinte lançam seu primeiro CD, intitulado VELHO IVO 77!, resultado de um ensaio gravado em 8 canais, totalmente independente, contendo 15 faixas entre elas as clássicas: Rebelde de Butique e Se Liga Peão! O CD foi produzido e distribuído pela própria banda!

Os shows do Velho Ivo 77! costumam atrair e agradar várias tribos urbanas, comparações com estilos, grupos undergrounds e a definição de rótulos são inevitáveis, porém, a preocupação da banda é fazer o som e passar a mensagem. Consideram o som que fazem Punk Rock Subúrbio.

Hoje a banda segue se apresentando e se dedicando às novas músicas, algumas já apresentadas nos últimos shows, mas que ainda estão sendo finalizadas sem data e formato de mídia definido para lançamento.

Agora é só aguardar as novidades!

Longa vida ao Velho Ivo 77!

Longa vida ao Punk Rock Subúrbio!


Batendo um papo com o pessoal do Velho Ivo 77!


One Degrau: Sejam bem vindos ao One Degrau! Pra começar falem um pouco do novo trabalho de vocês, algum título definido? Vai seguir a linha do primeiro CD?

Velho Ivo 77!: Nós que agradecemos o convite! Estamos trabalhando em algumas músicas novas, já temos 6 músicas encaminhadas, algumas já estamos apresentando nos shows (Faixa de Gaza, Velho Ivo 77!, José Dinho, Vivendo em Oz com Alice, Mídia e Justiça), e pelo menos mais 6 letras para colocar o som em cima. Ainda não temos nome definido, estão sendo finalizadas sem data e formato de mídia definido para lançamento, estamos avaliando ainda se dividiremos em EP. Este trabalho deve seguir a mesma linha do primeiro CD, porém, com mais maturidade sonora, pretendemos trabalhar mais nas músicas e encorpar mais o som!


O: Das 15 faixas do primeiro CD a faixa bônus não e de autoria da banda, de quem é a letra de Pseudônimo Codorna?

V: A letra pertence a três camaradas: Maninho, Braizinho e Marcelão e a música tem adaptações feitas por nós. Foi um tributo na verdade a morte de um dos autores (Marcelão), ocorrida em março de 2013, que junto com outros dois parceiros citados faziam um som improvisado com muita atitude. Chegamos a fazer um som com eles, eram muito loucos (risos).


O: A princípio vocês fizeram uma banda pra se divertir e tocar covers, quais os fatores que os levaram a se tornar uma banda autoral e politizada?

V: Primeiramente porque tínhamos muita coisa pra falar e expressar nossas ideias que ficar tocando cover, queríamos falar da nossa vivencia no cenário Punk Rock, sempre acompanhamos a cena independente e resolvemos nos desafiar a fazer algo nosso, deixar de ser expectador e registrar nossa história. Nos divertimos tocando nossas músicas e falar de política não é difícil diante de tanta palhaçada que vemos acontecer diariamente, além das desigualdades sociais e educacionais que incomodam e nos estimulam a “meter o dedo na ferida”. E também reconhecemos que tocamos muito mal para fazer covers (risos) e que fazer músicas próprias respeitando as limitações de cada um, todos autodidatas em música, é muito melhor!


O: A cena independente no Vale do Paraíba sempre foi marcante, eu particularmente nos tempos de Cirrose Hepática (extinta banda punk de Ubatuba, litoral de SP) me sentia realizado quando tínhamos a oportunidade de subir a serra para se apresentar! Como andam os festivais independentes e quais bandas vocês recomendariam aos leitores do One Degrau?

V: Falando da cena de Ubatuba/SP tivemos a oportunidade de tocar com a banda Perolas ao Porcos, formada a partir da Cirrose Hepática, nos encontramos em São José dos Campos, na ocasião trocamos CD e ficamos até de agendar um som no litoral, foi no Festival Ataque de Ratos, no Aniversário do Amnesia Coletiva, outra banda parceira que abre muitas portas para nós, está na estrada algum tempo e fortalece a cena. Há várias outras bandas parceiras que deixaram sua história marcada no punk rock do Vale do Paraíba e nacional, atualmente, além das mencionadas, podemos citar: Rua 25, Anesthesia, Tripa de Rato, Orange Dog, Violência Gratuita e também de outros estilos como Verdaderos e Lumens, que seguem na mesma pegada, entre outras, que sempre estão dividindo os espaços com a gente. Tem muita banda boa buscando o espaço e fazendo som de qualidade, se organizando pelos festivais. Em Pinda estamos tentando realizar o segundo festival “Aos Demitidos da Exploração”, mas é sempre difícil, falta espaço e por vezes falta apoio para rachar as despesas, som, aluguel, etc. Ainda assim, tem rolado muita coisa legal, sempre através das redes sociais das próprias bandas que acontece as divulgações


O: O Velho Ivo 77! procura sempre mandar seu recado através da música, qual seria o recado da vez tendo em vista o caos político pelo qual nosso país está passando?

V: Fique atento e não se iluda, os lobos sempre se vestem de cordeiro próximo as eleições. Nosso país sempre esteve confuso e hoje é uma zona!!! Estamos vendo uma disputa entre dois partidos que não representam nem direita nem esquerda dividindo o Brasil, na verdade uma única MÁFIA agrupada por siglas que se unem nos bastidores. Tudo pelo foco, mídia, voto e poder. Criam instituições e sindicatos que não e nunca nos representaram. Falsos heróis e antigos vilões estão aliados. Enquanto isto as pessoas sofrem injustiças e são massacradas por este sistema mundial burguês que destrói e escraviza o povo em troca de lucro, sustentado pela corrupção e que luta apenas por interesses próprios à custa de vidas humanas. Vote NULO!


O: Muito obrigado pela entrevista e boa sorte a banda! Quando forem lançar o novo trabalho estaremos aqui para divulgar! Deixo esse espaço para vocês “venderem seu peixe” e deixarem uma mensagem aos admiradores do seu trabalho e aos leitores do One Degrau!

V: Nos que agradecemos o espaço cedido pela One Degrau e a todos que curtem nosso som e comparecem nos shows. Estamos trabalhando nas músicas novas, mas na estrada, acompanhem nossa agenda e mantenham contato.


Entrem na nossa página, temos CD´s, adesivos, camisetas da banda:


Ouçam nosso CD, vejam o encarte, letras e baixem as músicas:


Destaques
Seções
Postagens Recentes
Arquivo
Siga-nos
    • Facebook - Black Circle
    • Twitter - Black Circle
    • Google+ - Black Circle
    bottom of page