top of page

BERMES - O RETORNO DOS BERMES MALDITOS


Nós do One Degrau temos o orgulho de apresentar a volta de umas das mais raçudas bandas de Horror Punk de Nova Lima, MG: Os Bermes estão de volta! E o mais legal: Formação Original!!! Bernardo Bucha-vocal/guitarra, Carlos-baixo, Thiago-guitarra e Josimar Gotinha-bateria retornam a ativa depois de longo período de 5 anos, 2 CDs gravados (Dia de Horror/2006 e Até o Fim/2009) e muita vontade de fazer o velho e bom Horror Punk de sempre!!!

Preparados para espalhar o Horror ao som de seus clássicos, matando saudades dos fans mais antigos e prontos para converter novos admiradores, os Bermes voltam se apresentando, com intenção de dar uma nova roupagem aos seus antigos sons e quem sabe gravar material novo (estamos na torcida)!


Assista aqui o vídeo de Carmen, som dos Bermes:

Facebook:


Youtube:



Conversamos com os Bermes sobre essa volta e sobre outros assuntos em um bate papo animado e cheio de histórias sobre a banda! Divirtam-se:


One Degrau: Boa noite, sejam bem vindos ao One Degrau! Pra começar apresentem a banda e suas influências para aqueles que ainda não conhecem o trabalho de vocês!

Bermes: Boa noite, é uma honra participar de uma entrevista realizada pelo One Degrau! Ficamos bastante felizes pele convite. Pois bem, a banda retornou aos trabalhos em 2015 com a formação antiga, sendo Bernardo Bucha nos vocais e guitarra base, Thiago como guitarra solo, Carlos no baixo e vocal e Josimar Gotinha na bateria. Sobre as influências cada integrante tem um estilo musical particular dentro da cena do rock. Falando como um conjunto, o Bermes tem fortes influências no Hardcore, Punk Rock e Horror Punk. Podemos até citar algumas bandas aqui como: Misfits (é claro), Mukeka di Rato, Zumbis do Espaço, dentre outras (é uma mistura de música boa, com boa música...rs). Pouca Gente sabe, mas a banda não se chamaria Bermes e sim Octoplus (nem o vocalista sabia). O nome Bermes foi devido a um dos integrantes terem um hamster que deu um calombo sinistro nas costas e que nome era berne, mas devido as pronúncias erradas ficou Bermes (rs)!


O: O Bermes já tem 11 anos de estrada, porém tiveram duas pausas nessa caminhada, a primeira nos primeiros meses da banda e a segunda em 2011 onde só retornaram esse ano! Quais os motivos dessas pausas e como foi reunir a formação original novamente?

B: Sim, 11 anos. A primeira formação foi: Carlos, Thiago, Josimar Gotinha. No inicio foi bem complicado, tínhamos uma vontade tremenda de ter uma banda, nos íamos a bastante show na região. Éramos moleques, até que em um dia decidimos formar uma banda, porém ninguém sabia tocar nada e também não tínhamos instrumentos. A cada show a vontade crescia, até que Thiago e Carlos compraram sua primeira guitarra. A banda tinha duas guitarras e não tinha bateria (a coisa era acústica mano, tem noção? rsrsrs). Só que nesta época tinha uma igreja evangélica bem próxima a nossa casa e o pastor havia acabado de comprar uma bateria velha e aposentou a antiga. Tentamos por diversas vezes que eles nos doassem alguma parte da bateria (que já era velha pra cacete rsrsrsr), mesmo assim não rolou. Após alguns meses a bateria tomando sol e chuva, ela foi parar nos nossos braços (se é que nos entendem rsrsr). Assim a banda podia seguir, mas faltava um vocalista. Conhecemos o Bernardo Bucha em alguns shows que rolavam pela cidade e convidamos ele para entrar na banda, ele era o único que sabia tocar, por já tocar em outras bandas. Sendo assim a formação original esta formada tocamos por vários anos até Bernardo receber uma proposta de emprego em outro estado. Está foi a primeira pausa da banda, ficamos algum tempo parados até a entrada da Jussara nos vocais. Ela tocou com o Bermes por alguns anos (tem alguns vídeos no youtube). Mas devido a projetos pessoais dos integrantes da banda, aconteceu a segunda pausa. E retornamos com a formação original no fim de 2015 devido a uma amiga da banda em comum, meio que forçar a volta (rsrsr Brincadeira).


O: Em 2010 a banda a frente uma presença feminina, a vocalista Jussara! Como foi essa experiência?

B: Foi uma experiência fantástica , ela somou muito para banda. A banda evoluiu muito com a entrada da Jussara, pois deu um toque diferente na banda, e conseguimos atingir um público bem diferente. Nos show iam mulheres era uma coisa fantástica (rsrsrsrs). Mas devido a projetos pessoais de cada integrante a banda se desfez por um período.


O: O que os fãs podem esperar dessa retomada do Bermes? Vocês tem pretensão de gravar algum material inédito?

B: Os fãs podem esperar que “vai ter show do Bermes, carne, sangue a vontade todos estão convidados vocês não podem perder...” (rsrsrs isso é o trecho de uma música da banda)! Bom, os fãs podem esperar um som com mais pegada e com um groove mais marcante. Isso tudo é devido a banda ter amadurecido (estamos ficando velhos, a velhice traz uma certa bagagem de experiência). Pretendemos e estamos trabalhando em algumas músicas novas, porém como a banda voltou a pouco tempo e tem uma nova geração que vem chegando aí, e que não conhecia o som do Bermes, nós estamos tocando as clássicas nos shows pela cidade e região. Mas podem esperar que vai ter coisa nova pintando na área. Queremos também regravar algumas músicas dos dois primeiros álbuns devido a qualidade estar meio ruim (era oque tínhamos na época. Rsrsrsr).


O: Como anda a cena independente de BH? Alguma banda que vocês indicariam aos leitores do One Degrau?

B: Cara, até que não podemos reclamar da cena independente aqui na região. Sempre rola algum show, e quando não rola, a galera do underground faz (a parada não pode é parar rsrsrsr)! O que pega é que o Horror Punk é um pouco discriminado no Brasil, devido as letras (talvez se o Bermes tivesse letras em inglês já teríamos ganhando o VMB rsrsrsrss). Mas não reclamamos, a parada é seguir tenho certeza que sempre vai ter alguém ou uma nova geração ouvindo. Poderíamos indicar varias bandas da cena independentes aqui na região. Tem muita coisa boa. De verdade! por exemplo somos amigos da banda Souls Guardian que toca um Metal muito bem trabalho e totalmente autoral, tem a banda 9:07 que tem conquistado o espaço na região, dentre outras.


O: Muito obrigado pela entrevista e boa sorte nesse retorno da banda! Fiquem a vontade para deixar um recado aos admiradores do trabalho de vocês e aos leitores do One Degrau!

B: Gostaríamos primeiramente de agradecer ao pastor da igreja por ter “doado” a bateria. Agradecer a galera que comparece aos shows, que está sempre apoiando diretamente ou indiretamente, As nossas garotas que sempre acreditam no nosso trabalho e nossa amiga Laisamara que foi culpada pelo Bermes ter voltado. Gostaríamos também de pedir para galera curtir nossa pagina no face book Facebook se inscrever no canal no Youtube e ficar ligados nas novidades.

Obrigado One Degrau estamos juntos !!!

Destaques
Seções
Postagens Recentes
Arquivo
Siga-nos
    • Facebook - Black Circle
    • Twitter - Black Circle
    • Google+ - Black Circle
    bottom of page