top of page

CINE SINISTRO - DO IT YOURSELF!!!


Saudações leitores do One Degrau! Hoje iremos falar de uma banda que faz uma mistura de estilos um tanto inusitada mas com um resultado altamente positivo, a banda em questão é a Cine Sinistro! Formada em meados de Julho de 2017, a banda apesar de nova, conta com figurinhas carimbadas do cenário underground carioca! Joaquim Roma, vocalista, teve a idéia da banda depois da pausa da "ATOX" (lendária banda de Punk Rock do RJ), ele queria montar uma banda com um tom mais "sombrio"! Recrutou então o baixista Godinho, experiente músico e também conhecido, segundo ele mesmo, como "o baixista mais odiado do Brasil" por ter sido expulso de praticamente todas as bandas em que tocou...

Godinho tinha algo em mente totalmente diferente: uma banda de Punk Bubblegum, recheada de tecladinhos e refrões melódicos! Dessa inusitada mistura surgiu o Cine Sinistro! Que pode ser classificada como "Bubblegum Horror" para os caçadores de rótulos ou simplismente "Bubblegum", como a própria banda prefere!

Foram incorporados à banda a guitarrista Judy (Karga) e o baterista Ricardo "Fester" (Ataque Periférico, ex Serial Killer e ex Uzômi)! Sem nenhum puto no bolso pra gravar uma DEMO decente em um estúdio, os músicos partiram para uma gravação totalmente DIY!!! Após assistirem a literalmente, centenas de tutoriais de gravação no Youtube, armados com um velho notebook e um microfone emprestado, o Cine Sinistro gravou sua 4 primeiras músicas na sala de casa mesmo! A precariedade da situação foi tanta que as músicas foram mixadas usando um headphone de celular!!! Mas o que poderia ter sido um desastre acabou se transformando em belíssimo trabalho de estréia da banda, o EP, entitulado apenas "Cine Sinistro", com 4 faixas: "Dois Gatos Negros", "Trevas", "Afitriões Ruins" e "Sussurros"!!!

Gravaram também de forma caseira pelo amigo da banda Leo Dias (vocalista da banda Homúnculo), o clipe da música "Dois Gatos Negros" que teve o lançamento feito pelo canal Hardcore Worldwide no Youtube! Ainda em 2017, a banda gravou mais 3 músicas para um EP temático chamado "Acabar com o Natal", sendo uma delas uma versão de "Sequestrar Papai Cruel" do filme de Tim Burton, o clássico "Nightmare Before Christmas" (O Estranho mundo de Jack)! Essa versão conta com a participação de Henrique Badke, da clássica banda carioca Carbona nos vocais!!!

O Cine Sinistro começa 2018 ensaiando e aprimorando suas músicas para finalmente subirem aos palcos cariocas, planejando gravar mais um EP e um passarinho me contou que vai ter videoclipe novo ainda esse semestre! Aguardemos... Confira aqui o vídeoclipe da música "Dois Gatos Negros" da banda Cine Sinistro:


O One Degrau trocou uma idéia com MP Godinho, baixista da banda Cine Sinistro, confiram:


One Degrau: Boa noite Godinho, seja bem vindo ao One Degrau! Pra começarmos fale um pouco sobre o Cine Sinistro e as influências da banda para aqueles que ainda não conhecem o trabalho de vocês! MPG: Fala, Flávio!! Mermão, o Cine Sinistro é, humildemente, a maior e melhor banda de Bubblegum Horror do Brasil (também pudera, é a única)! A banda nasceu em julho de 2017 e é formada por Joaquim Roma (voz), Judy (guitarra e backings) MP Godinho (Baixo e Backings) e Ricardo Fester (bateria). Temos dois pequenos EPs lançados em 2017. As principais influências da banda eu diria que são Teen Idols (influência máxima) e Misfits mas obviamente tem muita mais banda nesse balaio. Todo mundo curte Ramones, Queers...


O: A música "Sequestrar Papai Cruel" presente no EP "Acabar com o Natal", lançado no fim do ano passado, tem a participação do vocalista do "Carbona", Henrique Badke nos vocais, como surgiu essa parceria? MPG: O Henrique eu conheço de vários carnavais, já trocamos figurinhas há alguns anos. Mostrei pra ele a nossa gravação dessa versão e ele curtiu bastante. Como nosso processo de gravação é totalmente DIY, a gente só levou o microfone até o trabalho dele e gravou lá, mesmo, numa sala vazia! Ficou bem bacana, ele curtiu bastante o resultado, e nós também! O: Fale mais sobre esse processo de gravação caseira, o Pedro Maia (Intrusivos) havia mencionado em um programa One Degrau na Véia, que vocês fazem tudo em casa, como isso funciona? MPG: Sem grana pra fazer uma gravação decente em um estúdio, assisti a literalmente CENTENAS de tutorias de produção musical no Youtube e baixei alguns programas de edição de áudio… o equipamento era só um notebook velho e um microfone emprestado. Tudo, absolutamente TUDO foi gravado direto no notebook. nada de mesa de som, amplificadores, efeitos… nada! tudo digital. Pra você ter uma idéia da dificuldade, tudo foi mixado usando um headphone de celular! Apesar disso, estamos bastante satisfeitos com o resultado.


O: Desde o início da banda vocês ainda não se apresentaram ao vivo! Esse tempo está sendo necessário para acertar os detalhes? Quais os motivos dessa demora para que finalmente a galera poder ver o Cine Sinistro nos palcos cariocas? MPG: Como nós tínhamos controle sobre o processo de gravação, as coisas acabaram acontecendo rápido pra gente. com poucos meses de banda, já estávamos lançando o primeiro EP. Mas o plano já era, desde o início, estabelecer uma presença online antes do primeiro show. Estamos, agora, nos últimos preparativos pra começar a tocar ao vivo, o setlist já tá ensaiado, vamos preparar o merchandise, queremos fazer tudo do jeito certo, sem pressa.


O: Qual a sua opinião sobre a cena independente carioca? Quais as bandas você indicaria aos leitores do One Degrau? MPG: Infelizmente não existe mais uma “cena” de punk rock no Rio de Janeiro. Ainda existem bandas que resistem, mas o público é formado, em sua maioria, por membros dessas próprias bandas. Não é o fim do mundo, ainda tem uma galera que curte as bandas, nossa missão é tentar trazer o punk rock carioca de volta aos tempos de glória! De punk rock, a maioria das bandas está em hiato, o próprio Carbona quase não toca (o baterista deles mora fora do Brasil), temos o "Korja", que vai lançar um disco fodão (ouvi as músicas novas e são incríveis), e o "Ramyrez 77" que também vai lançar CD novo (será que já está rolando uma revitalização da cena?) e continuando sempre na torcida pela volta do "Monster Trio".


O: Como funciona o processo de criação do Cine Sinistro? Tem algum compositor específico ou todos da banda participam? MPG: o Joaquim é uma máquina de compôr, tá sempre mostrando um som novo. Na verdade, já temos músicas suficientes pra um CD duplo, falta só ensaiar!! A Ju faz umas músicas com ele. As letras são todas dele e eu dou uma ‘lapidada” nos arranjos, faço os tecladinhos, acerto umas melodias, dou uma ajeitada em tudo. No final das contas, todo mundo contribui.


O: Além de tocar no Cine Sinistro você tem mais alguns projetos, fale um pouco sobre eles e sobre suas influências musicais. MPG: Tenho um trio de música folk irlandesa onde toco banjo, toco baixo no "Reconquista", uma super banda que só toca músicas românticas em arranjos… exóticos. A banda tem na sua formação um timaço de feras, fernando Oliveira (RATS, Canastra), Rodrigo Barba (Los Hermanos), uma galera boa. E toco baixo no "Gambrinus 74". Na verdade estou sempre entrando e saindo de um monte de bandas. Ah, também tenho o "LO FI PUNK COVERS" , onde eu faço sozinho uns punk covers. Ali eu toco tudo sozinho mesmo! O: E como é isso de ter tanta rotatividade em bandas? MPG: Acho que estou me tornando um velho rabugento, é isso. O problema é que não suporto falta de profissionalismo… e nem exagero, hahaha. Não aceito gente que chega atrasada uma hora, mas tbm não aceito que reclamem de meu atraso de 5 minutos.


O: Ano passado a banda lançou o clipe da música "Dois Gatos Negros", lançado pela plataforma HxCxWxW HARDCORE MUNDIAL no Youtube, parece que os "amantes da música pesada" não foram muito amigáveis com o trabalho da banda! Na sua opinião quais as razões para terem tantos dislikes no vídeo, levando se em conta que foi um trabalho muito bem produzido? MPG: O problema foi comigo, uma galerinha de odiadores se juntou pra fazer campanha contra mim. Os esqueronazis do HC PRIDE. O: Como assim? conta essa história! MPG: Ah, o esquadrão da moralidade hardcore!! Não podem ouvir uma única coisa que seja divergente da ordem estabelecida por eles nos grupos que te transformam em inimigo público número 1. O esporte favorito deles é esse, demonizar, falar mal dos outros e promover boicotes às bandas. Esse é o apoio deles pra cena. De vez em quando um deles aparece pra xingar pelo facebook.


O: Muito obrigado pela entrevista, saiba que sou um grande fan da banda e torço demais por vocês! Pra finalizar, fale sobre os planos do Cine Sinistro, o que os admiradores da banda podem esperar para esse ano?

MPG: A idéia é sair tocando por aí no segundo semestre!! Devemos filmar mais um clipe ainda no primeiro semestre. Estamos preparando um monte de músicas novas e, provavelmente, ainda esse ano teremos, no mínimo, mais um EP de fofuras horripilantes! :D



Links:






Destaques
Seções
Postagens Recentes
Arquivo
Siga-nos
    • Facebook - Black Circle
    • Twitter - Black Circle
    • Google+ - Black Circle
    bottom of page