top of page

NA LATA!: CHIQUINHO (MAU PRESSÁGIO)


Hey leitores de “One Degrau” e ouvintes do “One Degrau na Véia”!

Esta é a terceira edição do “NA LATA! com Paçoca Psicodélica”, e hoje o papo é com ELE, o próprio Papai do Chão, Chiquinho, vocalista da banda MAU PRESSÁGIO. Que também é cervejeiro e Flamenguista roxo.

MAU PRESSÁGIO é uma banda formada em meados dos anos 80, cuja principal característica é tocar música autoral, na nossa língua nativa. Influenciados pelo punk rock oitentista, não se dizem a "salvação do rock" ou "porta vozes" de qualquer coisa e sim pra tocar nosso Punk Rock Hardcore de Bêbado pra qualquer lugar em que as pessoas estejam afim de se divertirem, beberem e fazerem parte da Família Maupressagiana... O MAU PRESSÁGIO é


Berros: Chiquinho

Guitarra flamejante: Maraja

Baixo de 3 acordas: Palitão

Bateria furiosa: Vinicius Sousa


Confiram aqui o clipe da música "Coma Alcóolico" da banda Mau Presságio:


E com vocês: MAU PRESSÁGIO!!


Paçoca Psicodélica: Caraca maluco, por que esse nome: “Mau Presságio”?

Chiquinho: Isso vem de uma época em que a gente estava procurando um nome e tal (já fomos Os Profanos, Soda Cáustica) ... Mesmo sem nome fazíamos alguns showzinhos na garagem e bla bla bla e toda vez que a gente se apresentava, surgia algum problema ou acontecia algo de errado... Então o Palitão e o antigo guitarrista comentaram que a gente parecia um Mau Presságio... Um olhou pro outro e pronto: a banda já tinha um nome


P: A banda se define com Punk Rock e HC de bêbado, você acha que essa pegada bem-humorada deprecia ou descaracteriza o estilo?

C: Cara, como a gente não sabia tocar e estamos sempre bêbados, decidimos levar adiante essa bandeira (as vezes até demais... Hahahahahaha) As outras bandas se levam muito a sério, querendo ser guitar hero e etc... Nós sempre gostamos de ser "a pior banda da noite."


P: Depois de tantos anos, quais as motivações e objetivos da banda?

C: Nossa motivação maior, é a galera que nos acompanha... Temos fãs que são tão verdadeiros e genuínos como nós... Os consideramos parte da família Maupressagiana... (rsssss) Queremos gravar outros CDs e outros clipes (temos ideias bem loucas). É como eu digo : Estamos respirando por aparelhos, mas "Não estamos mortos"!


P: Como é o processo de composição da MP? Quem escreve, quem manda se ferrar, quem paga a cerveja?

C: Geralmente no nosso processo de criação, eu e o Palitão escrevemos as letras e já pensando na "melodia". Obviamente que tudo que a gente faz envolve álcool e várias gargalhadas e zoadas... O cérebro musical da banda é o Maraja, então ele fica com esta parte chata de transformar nossas ideias em "música"... Ah, coitado! (rs)


P: Qual sua crítica aos produtores e bandas do underground na cena atual? Não precisa citar nomes, mas bota pra fora!

C: Cara, tem muita gente que diz que é produtor, mas só quer se dar bem em cima das bandas (seja financeiramente ou egocentricamente). Um dia desses vi o retorno do antigo "pagar pra tocar". Isso em pleno 2018... Se fuder pra lá, mano... Quanto as bandas, tem algumas guerreiras que ainda lutam pelo seu espaço ao sol. Já tocamos com várias bandas e tipo, o que está faltando para que elas estoure, saca? Por outro lado, temos várias outras bandas novas, que estão fazendo o mais do mesmo, sem se preocupar em renovação ou se reinventar... Parece que só os "velhinhos do Rock" como nós, acreditamos que dá pra ser criativo sem ficar chato.


P: Costumo dizer que você é “Resistência Anti-Caretice” na cidade do Rio. Quais foram as maluquices que você já fez no palco?

C: Cantar de cueca, cantar embaixo do palco, passar chocolate na cara e dizer que era merda, já saímos do palco e demos os instrumentos pra outras pessoas tocarem e a gente assistindo, pular do palco e cair de mal jeito e fingir que não tava doendo, já foram nos buscar no bar porque tava na hora da gente tocar e outras cositas mas... (rsssss)


P: Quais bandas underground que vocês tem ouvido ultimamente?

C: Halé, Uzomi, No Trauma, Ramyrez 77, Korja, Os Estudantes, etc... Somos fanzocas mesmo.. ( rs)


P: Deixe uma mensagem para os leitores de OneDegrau:

C: Continuem lendo, participando e "não deixem a chama se apagar, meu coração é o seu lugar"... hahahah... Ahhh! E Flávio, o Mau Presságio te ama <3



Curta. Ouça. Assista a banda MAU PRESSÁGIO:



Contatos para shows:

Whatsapp: 99718-9940 (Chiquinho) Email: maupressagio@gmail.com





Obrigada pela leitura de NA LATA!

Who’s that girl?

Paçoca Psicodélica, vulgo Yasmin Ramyrez. Cigana-hippie-punk, libriana, filha de Oyá, feminista com ascendente em tretas, mãe de adolescente. Educadora, escrivinhadeira, "missionária" do coletor na Copinho da Revolução, aprendiz de cartomante, ex-doula, no underground desde 1996, co-criadora e produtora do Festival Hippie Punk Beatnik, vocalista e produtora da Ramyrez 77, produtora e apresentadora do podcast Bora Marcar?, colunista semanal em Oficina do Demo, Fábrica de Ideias.

Destaques
Seções
Postagens Recentes
Arquivo
Siga-nos
    • Facebook - Black Circle
    • Twitter - Black Circle
    • Google+ - Black Circle
    bottom of page