top of page

FALA UNDERGROUND- DOUGLAS (VOCAL DA BANDA ROTENTIX)



One Degrau: Salve Douglas, seja bem vindo novamente ao One Degrau! Vamos começar falando de coisa nova! Após um tempo sem lançar algo inédito, os Rotentix retornam com o brilhante “A Volta dos Pintos Carcomidos”! Fale um pouco sobre esse trabalho pra gente e de onde veio esse nome?

Douglas: Fala Gurizada do One Degrau! Sempre um prazer participar! Então, O nome “A Volta dos Pintos Carcomidos” veio depois de uns 9 meses pensando e discutindo com o pessoal da banda como iríamos chamar esse álbum. Neste trabalho juntamos músicas criadas entre 1994 até 2018. Da década de 90 temos a Tapete Persa, Nostradamus, Sessão do Louvor, o Grande Fuscão, as demais são sons criados de 2002 em diante. Então como temos vários sons do tempo que nos chamávamos Rotten Chicks (Pintos Carcomidos), fizemos esta referência, para lembrar de todos integrantes que passaram pela banda e que ajudaram a criar estes sons junto com a formação atual da banda. Resgatamos sons do passado, que tinham uma estrutura, e colocamos as ideias da formação atual em cima, adicionando trechos, arranjos, backings definindo novas introduções e detalhes nos desenrolar dos sons. Com este lançamento a banda mantém a média de um CD a cada 5 anos (Tarja Preta 2003, Miserável 2008, Segunda Divisão 2013 e A Volta dos Pintos Carcomidos 2018). Então é isso, A Volta Dos Pintos Carcomidos é um resgate do que fizemos no passado misturado com sons novos e com a cara desta formação de 2018 Douglas no Vocal, Thon Souza na Guitarra e Backings, Muca no Baixo e Backings e Rogério Ribeiro o Kiko na Bateria.


O: Ainda sobre o disco novo, você pode fazer uma comparação aos trabalhos anteriores e você esperava uma essa aceitação tão boa por parte do público?

D: Quando começamos a escolher os sons para a gravação, eu não achava que seria um álbum tão legal, eram músicas que tinham sido rejeitadas em outros álbuns, e muitas delas precisavam de um tratamento na estrutura para ficarem legais. Mas depois que ensaiamos todos os sons e gravamos uma sessão de ensaio no estúdio com todos os sons já com a nova estrutura, nos ligamos que poderia ser o melhor disco. Todos os demais discos tem a sua importância, o Tarja Preta nos fez chegar em Curitiba e São Paulo, o Miserável nos deu muitos sons que podemos tocar ao vivo, o Segunda Divisão eu toquei guitarra e gostei muito do disco e agora o A Volta dos Pintos Carcomidos vem com esta força desta formação, com Backings fortes em quase todos os sons, e até instrumentos de Sopro. Outro detalhe importante é a produção do Hill Valley Studio do Davi Pacote, que já foi integrante dos Rotentix e que conhece o Punk Rock do jeito que cada banda que passa por lá gosta. O Pacote consegue deixar as músicas legais e tira das bandas o melhor que elas têm para dar, além disso, ele ajuda em solos arranjos e até ajudou em uma palavra que faltava para a letra do som “O Magalão”.


O: Os Rotentix também acabaram de lançar o primeiro clipe da banda, “Bizarro”! Fale um pouco sobre as gravações e porque ainda não haviam lançado nenhum trabalho nesse formato, sendo que hits a banda tem de sobra...rs

D: Isso era algo que sempre devíamos, então finalmente com o empurrão que o Márcio Schenckel deu, o clipe nasceu. O Márcio é o baterista fundador dos Rotentix e já trabalhou na produção de clipes de quase todas as bandas do underground aqui de Porto Alegre. Ele também participou das gravações do novo álbum fazendo backings em Ouvindo Ramones, Ninguém sabe Por Onde Ela Foi, Adrenaline Rock Bar. Durante as gravações surgiu a proposta e aceitamos de primeira hehe. Ele conseguiu um prédio em Ruínas da Antiga sede da Rádio Farroupilha na Serraria aqui em Porto Alegre e fomos para lá pelas 14hs da tarde. Saímos de lá as 22hs. O prédio é abandonado, com aranhas caranguejeiras por todas as partes. Também tivemos a oportunidade de ver um Urutau lá, muito raro e com uma boca enorme. Eu e o Baixista fundador da Banda, o Alexey Mascarenhas (Sey), vimos este ser que no momento não tinha como saber o que era. Então com produção do Márcio Schenckel e participações do Sey, Thiago Ribeiro, Cleber Teixeira, Thaís Andrade e Gerson Santos, O Márcio tirou da ruina o que ela poderia nos dar no horário que gravamos, um clipe puxando para um filme de terror que foi muito divertido de fazer. Muito legal que o Sey participou das gravações, ele é o cara que está vestido com o manto preto caminhando pela casa hehe ... Tem um relance que ele aparece de frente e some do nada hehe...


O: Sobre as formações da banda, tiveram algumas mudanças no decorrer desses anos, isso de alguma maneira prejudicou os planos da banda? Aproveite e nos apresente a atual formação dos Rotentix!

D: A formação atual é Douglas no Vocal, Thon Souza na Guitarra e Backings, Muca no Baixo e Backings e Rogério Ribeiro (Kiko) na Bateria. Essa gurizada toca muito, tem que ver, sabem tudo de Punk Rock, tenho até um receio de ser demitido da banda. Eles são músicos muito melhores do que eu. Os Rolos do Kiko chegam a tremer o palco literalmente, cadencia, força certa, eu e o Thon discutimos direto as ideias dos sons e sempre que algo sai fora do Rumo Ramonero das coisas eu já começo a bater o pé hehe ... O Muca canta melhor que eu, toca trompete, guitarra e banjo além de baixo e espero que nos próximos discos a gente componha sons para ele cantar, pois o set precisa ter essa variação de vocal. Mas nunca foi um problema a mudança de formação da banda, todos que entraram gostavam da banda, conheciam os sons, então foi tranquilo. Todos eles foram importantes, defenderam a banda, dedicaram tempo das suas vidas para mantê-la viva e agradeço todos por isso. Quero destacar que em 2008, quando eu tinha decidido encerrar as atividades da banda, apareceu o Guga (Eduardo Dutra) que conversou comigo e disse que era para a banda seguir e que ele seria o guitarrista. Então a banda seguiu com o Guga, o Sey, o Alemaum (Diego Lopes) e fizemos vários shows legais. São ciclos e a vida nos traz prioridades em certos momentos que temos que escolher os nossos rumos. Se eu não estiver esquecendo ninguém, todos estes 16 são os Rotentix: Márcio Schenckel, Alexey Mascarenhas, Cristiano Jacomelli, Rodrigo Collin, Diego Lopes, Eduardo Dutra, André Mello, Victor Corleone, Alex Lamarque, Igor Pires, Davi Pacote, Bruno Bauer, Rogério Ribeiro, Thon Souza, Samuel Schneider, Douglas Wyse.


O: É nítida a influência ramônica no som de vocês, como foi abrir shows do C. Jay Ramone em Porto Alegre?

D: Foi massa! O Thon junto com o Ricardo Varela, o Guilherme da Luz, o Rodrigo Dias Dibira, devo estar esquecendo puxaram esta ideia e conseguiram com o Cacá Prates esta oportunidade única. Nossa banda já tem uns 26 anos e em duas oportunidades conseguimos abrir shows de integrantes dos Ramones, em 2003/2004 abrimos para os Misfits com o Marky Ramone na Batera no Bar Opinião e agora para o CJ Ramone e Jiro no bar Preto Zé. São coisas que vão ficar para sempre na história de quem fez parte do evento. Poderemos contar para os filhos e netos que fizemos parte de eventos com lendas do Rock, tomara que eles achem isto legal e que entendam a importância destes acontecimentos, hehe, certamente vão entender e poder contar para as próximas gerações também.


O: Falando um pouco sobre a cena independente gaúcha, quais as bandas você indicaria aos leitores do One Degrau e tem alguma banda nova que te chamou a atenção?

D: Os Torto, Os Carniça, Os Thompsons, Júlio Igrejas, Os Horácios, Flanders 72, Atrack, Big Stone Crew, Estive Raivoso, Los Vatos, Blitzkrieg, Os Replicantes, Pupilas Dilatadas, Rooster, Melancias Indigestas, WaTchaTcha, Desgranidos, La Resistence, Inimigo Eu, Tequila Baby, Leandro en Solitário, Ilusão Social, Hempadura, Yesomar, Piazitos Muertos, Guascas, WallRide, Motor City Madness , Burn The Mankind, Simon Chainsaw, Estragonoff, Rotentix ..... Dá para começar por estas aí, tem mais um monte! É só ficar ligado aí nos casts do Rock na Praça de Esteio e também no que o Hill Valley Studio está lançando.


O: Quais os planos da banda pra esse fim de 2018 e início de ano que se aproxima? Alguma chance de retornarem aos palcos de São Paulo?

D: Recentemente, 22/12/18, fizemos um show na cidade de Feliz e encerramos as atividades nesse ano. Acho que voltaremos a partir de 10 de Janeiro de 2019 as atividades normais. Estamos sempre em busca de shows, a ideia agora é apresentar o show do “A Volta dos Pintos Carcomidos” por aí, se divertir, participar de eventos legais. E claro que São Paulo está nos planos, temos muitos amigos aí, é só fechar uma parceria com as bandas em um lugar legal que dá para fazer.


O: Muito obrigado pela entrevista, fique à vontade para deixar um recado aos admiradores do seu trabalho e aos leitores do One Degrau.

D: Queria agradecer ao pessoal do One Degrau que apoia as bandas do Brasil há anos, ao Flávio Augusto Duarte que está sempre mantendo o Punk Rock visível nas nossas timelines, ao Henrique do Carbona que nos ajudou bastante na divulgação da banda, assim como outras bandas aqui do estado, ele vem fazendo um trabalho muito legal na Morcego Rcords e só não lançamos o CD por eles por questões de momento, mas mesmo assim sempre nos apoiou e gostamos muito dele. Ao Ricardo Varella, Guilherme da Luz, ao Dbira, ao pessoal da Blind Pigs que nos levou para SP junto com a Pelebrói Não Sei e Barulho Records, ao Júlio da Barulho Records que sempre nos apoiou, ao Popa, a Baca, ao Pelebrói Não Sei, Os Torto, Os Thompsons, Julio Igrejas, Pupilas Dilatadas, Flanders 72, Gentalha, ao Dedé que foi nosso primeiro “Empresário” e lançou a banda no Lash Bar, um abraço aos Magaivers e aos Remanescentes , Expulsados, Romanes, Sinfexis, Leandro en Solitário, Desuvikados, Hugo Alberto Apat, Os Ildefonsos, Tom Juan, Punk rock Argentino, Os Intrusivos, The Mones, aos ex integrantes dos Rotentix, as bandas, bares e produtores que vem nos convidando para os eventos, e um especial obrigado ao nosso amigo Gerson Santos, que vem fazendo um trabalho muito legal junto com a Lê Sisa no Arquivo Punk Rock do Sul e no Clube dos Rotensedados confiram (https://www.youtube.com/channel/UC5lUZjYok1YFkTm_HkO52Iw) (http://rotensedados.blogspot.com/)...Enfim, obrigado a vocês que fazem parte da vida dos Rotentix. Esqueci da metade certamente no texto, mas no coração estarão lá. Obrigado a vocês que nos ouvem, nos mandam mensagens, que comparecem nos shows e cantam junto com a banda, mantenham contato, nos escrevam, nos chamem para tocar com vocês e vamos em frente, a música é para sempre, estaremos sempre aí.


CONFIRAM AQUI O CLIPE OFICIAL DA MÚSICA "BIZARRO", A QUAL PODE SER ENCONTRADA NO NOVO TRABALHO DOS ROTENTIX, "A VOLTA DOS PINTOS CARCOMIDOS":


LINKS:









Destaques
Seções
Postagens Recentes
Arquivo
Siga-nos
    • Facebook - Black Circle
    • Twitter - Black Circle
    • Google+ - Black Circle
    bottom of page