top of page

FALA UNDERGROUND- ADEMIR (VOCAL DA OVOS PRESLEY)


foto: Lauro Wons


One Degrau: Salve Ademir, seja muito bem vindo ao One Degrau! Cara, vou começar com uma pergunta de fã mesmo...rs Porque diabos uma banda tão foda como o Ovos Presley, que estão na ativa desde o começo dos anos 90 tem tão poucos álbuns lançados? O último se não me engano foi o maravilhoso “PsychoPunk’a”BillyBoogie” de 2012! Podemos esperar alguma coisa inédita pra esse ano?

Ademir: Salve One Degrau,é um prazer! Bom,quando vendemos nossa alma para o Grande O, entidade do submundo do underground a qual somos submissos, personificado no nosso logotipo ,ele nos fez prometer que lançaremos um álbum a cada dez anos,e isso fazemos a risca, pois caso contrário seremos "amaldiçoados eternamente", conforme palavras dele mesmo. Fora isso,a questão é que gravar um lance desse necessita de algo que não temos, e pelo jeito,nunca teremos:Grana! E os dois álbuns que temos foram gravados com a parceria e ajuda de irmãos, como o primeiro,"A Date With Ovos"(2003), onde nosso amigo Júlio Linhares, proprietário da Barulho Records e também guitarrista do Pinheads, resolveu lançar esse disco. Note, dez anos depois do inicio da banda.Já o segundo, "Psychopunk'a'billyboogie"(2013), fomos convidados pelo nosso grande irmão Fábio Banks, que na época trabalhava em um estúdio chamado Clinica, do Murilo da Rós, pra participarmos de um projeto que ele estava organizando,com diversas bandas de Curitiba, de diferentes estilos. Note, dez anos depois do lançamento do primeiro.Conforme o Grande O nos cobrou! Consequentemente, o próximo álbum será lançado em 2023! Tem até nome e capa já,mas isso é assunto pra daqui exatos quatro anos.


O: Fale um pouco sobre o início da banda e as formações e de onde surgiu o nome “Ovos Presley”?

A: O nome vem desde 91. Mas em 1993 a banda realmente começou a ensaiar,compor,tocar...Reza a lenda que foi coisa do nosso amigo e grande artista Paulo Mattos,um cara muito ágil mentalmente. Final dos anos 80 eu tocava (mal) bateria em uma banda barulhentissima de punk/hc chamada Psychors. Comecei a conhecer lugares,pessoas e fui infectado pelo Psychobilly de Curitiba. Assim como eu, Wallace estava na mesma situação, e um dia que o convidei a ir no ensaio dessa banda,fizemos um som e resolvemos montar uma banda de Psychobilly, ele na guita,e eu,como tinha umas letras, resolvi ser vocalista (Ahahahahah).Convidamos um amigo e vizinho dele chamado Matheus, pra fazer a batera e fizemos um ensaio na casa de uma amiga nossa chamada Dadá. Notamos que precisávamos de um baixo,e chamamos um outro amigo chamado Bufunfa. E começou,com somente seis músicas já tocávamos no Linos e 92, Nossas Igrejas. O primeiro a sair foi Matheus, e em seu lugar entrou Fábio Banks, que ficou conosco por uns dez anos. Um bom tempo depois,saiu Bufunfa, entrando em seu lugar Daniel. Este saiu, entrou Ian, que saiu também e o Daniel voltou. Daniel saiu,entrou Nei, que está conosco até agora...Na batera, Fábio saiu,entrou Rafael, que ficou uns dez anos. Mas o Banks é patrimônio do Ovos (puta baterista!!!) e acabou voltando.E agora nossa formação é Nei no baixo,eu no vocal, Wallace na guita e Fábio na batera.


O: Como disse anteriormente, vocês estão nos corres desde o início dos anos 90, nesse tempo tiveram grandes apresentações e sem dúvidas participaram de muitas furadas, como toda banda independente que se preza! Tem alguma situação engraçada que você pode compartilhar aqui com os leitores do One Degrau?

A: Putz,tem coisa hein?!! Daria um capitulo de um livro. Mas vou de uma que lembro bem. Lançamento do nosso primeiro álbum, no Lino's Bar. Convidamos grandes bandas e fizemos num domingo, como ainda é tradição no Lino. O lugar ficou pequeno. Muita gente. E as bandas começaram...E os goles começaram...E a fumaça e o pó levantaram, entorpecendo à todos. E éramos a última banda. Começamos já era umas 23 horas, mesmo sabendo que tínhamos que tocar até 22!!!!! Lá pela sexta música, alguém chegou e disse que era para parar,pois a policia tinha chegado. Dei uma olhada e tinha um casal da policia militar,conversando com o Lino,dono do bar. Só que a galera (e como tinha gente!) já estava naquele estado né? Sem papas na lingua. E começaram com um pequeno coro de "Filho da puta,filho da puta..." que foi aumentando,chegando ao ponto do bar inteiro vociferando um coro altíssimo. Os dois saíram resignados, meio cara de bunda,saca? E claro, cheios de si, recomeçamos. Afinal,nem a polícia se metia com a nossa galera, no nosso território. Deu pra tocar talvez mais umas cinco músicas. Quando olhamos,estava rolando uma confusão, parecia uma briga. Era a policia! Tinham voltado com um batalhão inteiro (sem exagero,uns dez camburões) descendo a borracha em todo mundo que olhasse torto! Eu mesmo levei um tapão na boca do estômago que só recuperei o fôlego uns dois minutos depois. O pau comeu geral!! Mas no fim todos se salvaram.Talvez o Lino tenha passado umas horas na cadeia.


O:Vocês tem a fama de se entregarem 200% nas apresentações, a impressão que se tem é que se transformam ao subir no palco! Qual o segredo pra tanta energia que faz inveja a muita banda de adolescentes que tem por aí?

A: Perder o senso do ridículo e gostar realmente do que se faz!


O: Como você vê a famosa cena Psychobilly de Curitiba? Tem alguma banda nova (independente do estilo) que te chama a atenção?

A: Aqui é foda! Só de ter bandas como Missionários, Cervejas e Krappulas já é foda,mas ainda tem Catalépticos, Sick Sick Sinners...Sei lá o que é...É diferente saca? Eu pirei não só pelo som, que é a mistura perfeita de Rockabilly com Punk, basicamente. Isso já é nitroglicerina! Mas também pelo cuidado com as letras. A poesia rasgada e apaixonada de Paulo Leminski, Marcos Prado, Cobaia, Edilson Del Grossi, Edson de Vulcanis, Trindade,Magoo...Tudo isto e mais um pouco estava lá, gritando,ecoando nos ouvidos dos incautos.

Dentro do psychobilly daqui,tem o Psycho Daime e Fish'n'Creepers...Interessantes mesmo. No punk tem o Rabo de Galo,muito legal! Meio no garageiro,o Wi Fi Kills também achei bem massa!! Gosto muito também de um blueseiro daqui,chamado Lucian Araújo, Aka Lucian Satan, muito foda!! Impressionante!Sou fã desse maluco!


O: Quais as influências musicais, nacionais e gringas, da Ovos Presley e como você definiria o som da banda?

A: Primeiramente, a profaníssima trindade Missionários, Cervejas e Kráppulas. Foi vendo esses loucos que fomos infectados pelo psychobilly. Outra banda importantíssima é o Kães Vadius. Hulkabilly pra mim é um herói do rock nacional. E tem The Cramps...e The Meteors...e Batmobile.Enfim,essas bandas nortearam o Ovos Presley, que pra definir o som,o nome do segundo álbum resume tudo:Psychopunk'a'billyboogie!


O: Qual a sua opinião sobre a cena underground nacional, no que diz respeito as bandas, eventos e mídia em geral e pra você quais as vantagens e desvantagens de ser um integrante de uma banda independente?

A: É um mundo de pessoas interessantes, com talento e vontade de ingerir e expressar todo tipo de arte. Me sinto privilegiado de ter conhecido pessoas memoráveis nesse meio. A vantagem de ser independente é o que esse termo sugere,ser livre pra fazer aquilo que você quer fazer,sem ninguém meter o bedelho saca? A desvantagem? Não sei.Nunca esperei muito desse meio, em relação a estrutura, pois sei de todas as dificuldades, então não sou muito de reclamar. Sei lá...Brigas me deixam de cara, mas isso tem em todo lugar, então, não sei.


O: Muito obrigado pela entrevista! Fique à vontade para deixar um recado aos admiradores do seu trabalho e aos leitores do One Degrau.

A: Eu que agradeço.E gostaria de mandar um grande abraço à todos e que continuem ouvindo e vendo essas bandas que estão escondidas pelos cantos escuros das cidades. Sempre tem coisa boa e interessante. E cuidado com aqueles que querem impor regras, pois para isso,eles tem que ter um comportamento ilibado, e meus caros, a grande maioria deles não tem...Inclusive eu.Abraço!


CONFIRAM AQUI O ÁLBUM "PSYCHOPUNK'A'BILLYBOOGIE" DA BANDA OVOS PRESLEY NA ÍNTEGRA:


LINKS:






Destaques
Seções
Postagens Recentes
Arquivo
Siga-nos
    • Facebook - Black Circle
    • Twitter - Black Circle
    • Google+ - Black Circle
    bottom of page